2017
Em parceria com a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) e a Prefeitura de São Paulo, a primeira edição da Casa da Esclerose Múltipla foi inaugurada no Parque Prefeito Mário Covas, em São Paulo (SP), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e sua relação direta com a qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença.
Composta de sala, cozinha e banheiro, a Casa da Esclerose Múltipla
foi adaptada para simular os desafios diários enfrentados por pessoas que convivem com a esclerose múltipla, proporcionando uma experiência imersiva para conhecer e entender os sintomas da doença. Estar informado facilita o reconhecimento rápido dos sinais e a busca por tratamento eficáz!
2018
Com formato semelhante ao de 2017, Casa da Esclerose Múltipla foi novamente instalada no Parque Prefeito Mário Covas, mas, diferentemente da edição anterior, desta vez o evento teve como foco as sensações vivenciadas por aqueles que convivem com a doença.
Apesar da mudança, nosso objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce permaneceu o mesmo.
2019
O projeto "Cada caminho, uma história", realizado no Shopping D&D, em São Paulo (SP), deu visibilidade às experiências de quem convive com a esclerose múltipla. Os visitantes puderam escutar as histórias por meio de fones de ouvido dispostos em painéis, que também exibiam imagens e frases de pessoas diagnosticadas com a doença.
2020
Devido à pandemia de Covid-19, a quarta edição da Casa da Esclerose Múltipla adotou um formato digital, oferecendo uma nova forma de vivenciar a realidade de quem convive com a doença. Por meio do site www.casadaem.com.br, os visitantes puderam acompanhar um dia na vida de Márcia, uma pessoa com esclerose múltipla, e explorar sua rotina pela cidade.
Embora o formato tenha mudado, a missão da Casa da Esclerose Múltipla seguiu inalterada: conectar a sociedade, divulgar informações de qualidade e sensibilizar o público sobre os sinais e sintomas da doença, que frequentemente demora a ser diagnosticada.
2021
Por mais um ano, a Casa da Esclerose Múltipla foi apresentada em formato digital e teve como objetivo explorar diferentes cidades em busca de histórias de pessoas diagnosticadas com esclerose múltipla que se superaram diante dos desafios da pandemia. Entre as maiores dificuldades daquele momento estavam a Covid-19, as preocupações com a saúde e a vacinação. Em um cenário tão desafiador, lançamos uma websérie com três episódios, criada para abordar esses temas cruciais.
2022
A Casa da Esclerose Múltipla se consolidou como um portal atemporal, oferecendo conteúdo relevante e acessível para aqueles que buscam compreender melhor o universo da esclerose múltipla. Em parceria com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), foi criada a websérie "Vivendo bEM", que tem como missão mostrar que é possível ter qualidade de vida, mesmo diante dos desafios impostos pela doença.
2023
De volta ao formato presencial, a Casa da Esclerose Múltipla foi instalada no Shopping Cidade São Paulo, na capital paulista, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar o apoio da sociedade àqueles que convivem com ela. Através de experiências interativas, informações educativas e simulações dos sintomas da esclerose múltipla, o evento proporcionou uma oportunidade única para sensibilizar e fornecer informações à comunidade sobre a realidade de quem enfrenta essa condição.
2024
Em sua edição mais recente, a Casa da Esclerose Múltipla foi reformulada para proporcionar experiências interativas e disseminar informações de qualidade sobre a doença. O projeto expandiu suas fronteiras, levando conscientização e vivências sobre a esclerose múltipla para Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), por meio de versões compactas da casa.
A casa principal, instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo (SP), contou também com a exibição de um filme sobre o tema durante os trailers das sessões de cinema do shopping, ampliando ainda mais o alcance da mensagem.